A cada 16 segundos é registrada uma tentativa de fraude.

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O indicador do birô de crédito Serasa Experian computou 1,8 milhão de tentativas de fraude contra consumidores no período de janeiro a novembro de 2017 no Brasil, o que corresponde a uma tentativa de golpe a cada 16 segundos.
É um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, que somam 1,655 milhão tentativas de fraudes.

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FRAUDES EM ALTA

Tentativas de fraudes aumentam em 9,5%

Com o crescente número de tentativas de fraudes, listaremos setores de mercado onde a prática é mais comum:

O setor de Telefonia representa o líder no ranking de tentativas de fraudes, mostra o indicador da Serasa, sendo responsável por 37,2 % do total. Neste segmento, os criminosos usam os dados de consumidores para conseguirem abrir contas de celular ou comprar aparelhos, por exemplo.

Esse tipo de fraude, quando bem-sucedido, permite que outros crimes sejam possíveis, pois, com a conta de celular os criminosos conseguem comprovantes de residência, o que os possibilita abrir contas bancárias, crediários, emissão de cartões de crédito, etc.

O segundo setor mais visado é o segmento de serviços que em 2017, correspondeu à 31,4% do total de crimes. Com 23,6% das tentativas, banco e financeiras correspondem o terceiro setor onde mais se registraram fraudes seguido do setor de varejo que apresenta 6,3% das tentativas totais. Os demais segmentos da economia correspondem a 1,6%.

gráfico

GOLPES MAIS APLICADOS

Segundo Serasa, as tentativas de fraudes mais registradas em 2017 foram:

  • Compra de celulares com documentos falsos ou roubados
  • Emissão de cartões de crédito
  • Financiamento de eletrônicos (no varejo): golpista compra eletrônicos usando uma identificação falsa ou roubada
  • Abertura de conta: golpista abre conta em um banco usando uma identificação falsa ou roubada.
  • Compra de automóveis: golpista compra o automóvel usando uma identificação falsa ou roubada
  • Abertura de empresas: golpista usa dados roubados para abrir empresas, que podem servir de “fachada” para a aplicação de golpes no mercado.

COMO EVITAR SER VÍTIMA DE FRAUDE?

As fraudes podem acontecer tanto no mundo físico quanto no virtual, porém com o avanço e a facilidade que a tecnologia nos traz, o sequestro de dados está cada vez mais comum. Para evitar ser vítima de criminosos virtuais existem alguns detalhes que você precisa se preocupar:

  • Ao ingressar em um site, confira se possui certificado de segurança. Para saber verifique se o endereço é inicia de https. Alguns certificados que ativam um destaque em verde na barra do navegador;
  • Não faça cadastros em sites que não sejam de sua confiança;
  • Tome cuidado com as “mega promoções”, ainda mais quando os produtos estão com preços muito inferiores aos de mercado;
  • Jamais faça cadastros ou confirme dados em sites que não são de confiança;
  • Não compartilhe dados pessoais nas mídias sociais que possam ajudar golpistas a se passarem por você.
  • Mantenha seu antivírus, tanto do computador quando de demais dispositivos, sempre atualizados.
  • Evite realizar qualquer tipo de transação financeira utilizando computadores em redes públicas.
  • Atenção a computadores compartilhados! Certifique-se sempre de fazer o log off de suas contas (email, internet banking, etc.).

Fontes:
http://noticias.serasaexperian.com.br/blog/2018/01/15/cada-16-segundos-uma-tentativa-de-fraude-acontece-no-brasil-revela-serasa/
https://g1.globo.com/economia/noticia/brasil-tem-1-tentativa-de-fraude-a-cada-16-segundos-em-2017-maior-indice-em-3-anos.ghtml
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/09/1917285-consumidor-brasileiro-e-alvo-de-tentativa-de-fraude-a-cada-17-segundos.shtml

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